Qual a diferença entre falar com um bom amigo e com um profissional de saúde mental e/ou energética?
Um bom amigo incentiva e aplaude o seu vôo. Um profissional ajuda-o a conhecer e a confiar nas suas asas.
Um bom amigo é um bem precioso. Aquele que nos sabe ouvir, que tem sempre as palavras certas. Que aconselha e que nos faz sentir em casa. Tão bom e tão importante ter estas pessoas nas nossas vidas.
Mas, a verdade, é que nem sempre estão disponíveis, porque também eles têm as suas questões por resolver. Um amigo fala a partir da sua experiência, e essa pode realmente ser muito inspiradora. Mas é a dele. Um profissional está inteiramente consigo. Ele ajuda-o a chegar a outras partes em si. A tomar as suas decisões, enquanto se vai fortalecendo. Porque o ajuda a conhecer-se melhor. A vida pessoal do profissional não interessa, porque ele está ali para si. Interessa sim, a sua credibilidade e a confiança que lhe consegue transmitir. Por isso, com um bom amigo, podemos sentir alívio e paz, mas sabemos que não podemos nem devemos abusar. Um profissional está preparado para o escutar e ajudar a caminhar.
Não se trata de dependência, muito menos de fragilidade ou fracasso. Trata-se de avançar para a autonomia, tirar as nuvens do caminho e voltar a sentir-se bem na sua pele, capaz de tomar as melhores decisões para a sua vida.
Conhecer-se é fundamental.
Gostar de si, vem a seguir.
E, a partir daí, é sua a estrada. É seu o mapa. E é sua a motivação para viver novos e revigorantes capítulos na sua vida.